
As Modalidades de Geração no Sistema de Compensação de Energia Elétrica
Quando é realizada a instalação do sistema de energia solar, os consumidores têm suas necessidades supridas energeticamente através da fonte solar.
A energia excedente, ou seja, que “sobra” do abatimento do valor da fatura do seu imóvel com a instalação, é injetada na rede da concessionária e é cedida à distribuidora local, gerando créditos energéticos. Esses créditos podem ser compensados posteriormente com o consumo de energia elétrica ativa dessa mesma unidade ou de outra da mesma titularidade da unidade de geração.
Assim, essa compensação pode ser categorizada em 3 modalidades:
- Empreendimento com Múltiplas Unidades Consumidoras:
Essa modalidade é caracterizada pela instalação de sistemas em coberturas, salões de festas, de prédios residenciais ou comerciais (empreendimentos verticais) ou condomínios de casas (empreendimentos horizontais), onde a energia gerada é utilizada para abater o consumo dos apartamentos/casas/escritórios do empreendimento.
- Geração Compartilhada:
A instalação realizada em uma unidade consumidora gera energia para a unidade que recebeu a instalação e para outras unidades com mesma titularidade, desde que estejam na mesma área de concessão ou permissão (mesma cidade ou bairro, por exemplo).
- Autoconsumo Remoto:
Neste caso, a energia gerada pelo sistema é utilizada para abater a fatura de um outro local. Por exemplo: um sistema instalado em Quixadá gera energia para uma unidade consumidora de Fortaleza. As faturas também devem estar sob mesma titularidade, seja Pessoa Física ou Jurídica.
Como é possível observar, a energia solar oferece várias maneiras de economia. Encontre a que mais se encaixa com as suas necessidades e faça já o seu investimento!
Referências Bibliográficas:
Blue Sol Energia Solar. Geração de Energia Solar: 3 Modalidades que Talvez Você não Conheça. Disponível em: <https://blog.bluesol.com.br/geracao-de-energia-solar-3-modalidades/>. Acesso em: 08 de junho de 2020.
Leave a Comment