
Ceará Ocupa Lugar de Destaque Nacional no Setor de Energia Solar
Depois de atingir a marca de 284 MW instalados, Ceará garantiu a 11º posição no ranking nacional de quantidade de instalações. Ainda em 2019, o número de instalações de geração distribuída (instalações comerciais e residenciais) cresceu 142%, passando de 1,7 mil para 4,3 mil em 2019, número que já cresceu este ano, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Benildo Aguiar, presidente do Sindicato das Indústrias de Energia e Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia-CE), atribui esse crescimento a redução dos custos de equipamentos e ao crescimento do número de linhas de financiamento ofertadas pelos bancos.
Além de Aguiar, o coordenador do grupo técnico da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) Guilherme Susteras aponta que o crescimento se deve, também, a vontade das pessoas de produzirem sua própria energia.
A condição solar favorável e as várias linhas de financiamento disponíveis no mercado são grandes atrativos para investir em energia solar no Ceará. Por esse motivo, especialistas apontam que o crescimento do setor nesse ano deve superar o do ano passado.
Referências Bibliográficas:
Feitosa, Elber. Mercado de Energia Solar Deve Gerar 4,8 mil Empregos no Ceará em 2020. Disponível em: <http://www.absolar.org.br/noticia/noticias-externas/mercado-de-energia-solar-deve-gerar-48-mil-empregos-no-ceara-em-2020.html>. Acesso em 20 de maio de 2020.
Eco Energia. Ceará e sua Capital, Fortaleza, Ocupam Lugar de Destaque na Geração de Energia Solar. Disponível em: https://ecoenergia.eng.br/ceara-e-a-sua-capital-fortaleza-ocupam-lugar-de-destaque-na-geracao-de-energia-solar/. Acesso em 20 de maio de 2020.
Leave a Comment