
Energia Solar como Solução Econômica Pós-Pandemia
Desde o início da quarentena, medida preventiva contra a pandemia do novo Corona Vírus, muito se discute sobre os efeitos que a pandemia deixará para a economia do país.
Segundo a ABSOLAR, Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, a previsão para 2020 no setor de energia solar era um crescimento de R$ 16,4 bilhões de investimentos em micro e minigeradores solares distribuídos. Com a chegada da pandemia ao Brasil, esta previsão se tornou ainda mais incerta.
Porém, a estimativa é de que as instalações sejam retomadas em breve e um crescimento no setor poderá ser observado ainda no fim desse ano. Isso se deve ao fato de que a tecnologia dos sistemas se mostra eficiente para enfrentar os efeitos da pandemia no setor elétrico, sendo um deles a alta nas contas de luz devido ao maior tempo em casa durante a quarentena.
Cerca de 208 mil estabelecimentos do Brasil, incluindo empresas e residências, que possuem sistemas fotovoltaicos, terão sua economia na fatura de energia elétrica garantida mesmo nesse período de crise, pois continuam produzindo sua própria energia.
Além disso, com a previsão de aumentos nas contas de luz para os próximos anos em razão da crise, a instalação de um sistema de energia solar é uma ótima solução para escapar de preços abusivos.
Referências Bibliográficas:
F., Ruy. Energia solar atinge 5 GW no Brasil e reforça status de solução econômica pós-Covid-19. Disponível em: <https://blog.bluesol.com.br/energia-solar-5-gw-brasil-solucao-crise-covid-19/>. Acesso em: 05 de maio de 2020.
Leave a Comment