
Geração de Empregos no Setor de Energia Solar Durante a Pandemia
As importantes medidas preventivas estabelecidas pelo governo para desacelerar a propagação da Covid-19, como o isolamento social e a quarentena, resultarão, segundo especialistas, em uma recessão econômica mundial com forte risco de aumento das taxas de desemprego.
Porém, segundo estudos da Agência Internacional de Energia Renovável (International Renewable Energy Agency – IRENA), a energia solar é a fonte renovável que mais gera empregos no planeta, gerando entre 25 e 30 novos empregos a cada novo megawatt (MW) instalado.
Mesmo com a desaceleração da economia, a energia elétrica continua sendo imprescindível tanto para pessoas quando para empresas, fato que sustenta a previsão de que o crescimento do setor se mantenha mesmo com a crise e, consequentemente, a perspectiva de geração de novos empregos é otimista.
Além disso, enfrentando um momento de recursos escassos, os consumidores tendem a buscar formas efetivas de reduzir gastos mensais, recorrendo a instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica, que é um dos melhores investimentos para pessoas e empresas, já que traz um retorno muito acima do oferecido pelo mercado financeiro.
Por isso, com tantos bons motivos para fazer um investimento em energia solar, o setor tornou-se um importante aliado na recuperação da crise criada pela pandemia que estamos enfrentando.
Referências Bibliográficas:
Ronaldo Koloszuk. Energia solar: mais empregos na recuperação econômica do Brasil. Disponível em: <http://www.absolar.org.br/noticia/artigos-da-absolar/energia-solar-mais-empregos-na-recuperacao-economica-do-brasil.html>. Acesso em 16 de junho de 2020.
Leave a Comment