
O Que É e Como Funciona a Tecnologia MLPE?
Um sistema de energia solar possui alguns componentes para realizar a conversão de energia luminosa em energia elétrica. São eles, basicamente: os módulos solares, a estrutura de sustentação, os cabos e o inversor.
A energia gerada pelos módulos é em Corrente Contínua (CC). Porém, a energia utilizada nas nossas residências é em Corrente Alternada (CA). O papel do inversor é, portanto, converter a energia em CC gerada pelos módulos para energia CA, que é o padrão utilizado pela rede de distribuição.
Apesar de todos exercerem o mesmo papel, existem tipos distintos de inversores e eles são, normalmente, divididos em duas categorias: os tradicionais e os da tecnologia MLPE.
Os inversores tradicionais, conhecidos também como inversores string, operam com os módulos conectados em série. Nos sistemas com esse tipo de equipamento, vários módulos são conectados a um único inversor, dificultando o acompanhamento módulo a módulo e aumentando a perda por fatores externos, como sombreamento. Além disso, esse tipo de sistema opera sob altas tensões, oferecendo grande risco às pessoas e propriedades.
Na tecnologia MLPE (Module-Level Power Electronics), que significa Eletrônica de Potência à Nível de Módulo, surgem dois tipos de equipamentos: os microinversores e os otimizadores de potência.
O microinversor é um tipo de inversor que funciona como um inversor central, mas com um menor número de módulos associados a ele. Normalmente, cada microinversor está conectado a dois ou quatro módulos. Isso proporciona um melhor acompanhamento de cada módulo, permitindo que problemas sejam facilmente identificados. Além disso, os efeitos de sombreamento e de poeira, por exemplo, que agem sobre um só módulo não afetam o desempenho de todo o sistema, como aconteceria em um sistema com inversor tradicional. Esse tipo de sistema também oferece maior segurança por operar a tensões menores.
Já os otimizadores de potência, como o próprio nome sugere, são equipamentos utilizados para maximizar a produção do sistema. Eles recebem dois módulos e são conectados a um inversor central. Os otimizadores oferecem benefícios semelhantes àqueles oferecidos pelos microinversores, tais como: melhor acompanhamento dos módulos, maior segurança e melhor desempenho do sistema.
Na Ágilis, trabalhamos com os microinversores da ApSystems e com os sistemas com otimizadores de potência da SolarEdge. Essas duas marcas são reconhecidas mundialmente pela qualidade e segurança que oferecem aos seus clientes.
Referência Bibliográfica:
João Paulo de Souza. Tecnologia MLPE – Como os Microinversores de Tornaram Referência no Mercado Fotovoltaico. Disponível em: <https://www.ecorienergiasolar.com.br/artigo/tecnologia-mlpe—como-os-microinversores-se-tornaram-referencia-no-mercado-fotovoltaico>. Acesso em: 01 de junho de 2020.
Leave a Comment